BLOG

BLOG

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Paraíba já registra 400 homicídios neste ano

 

Um total de 400 homicídios foram registrados na Paraíba nos primeiros três meses de 2015. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), o número de assassinatos no 1º trimestre deste ano cresceu 15,6% em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 346 homicídios.
O relatório disponibilizado pela Seds apontou também que caiu o número de cidades paraibanas onde não havia sido registrado nenhum homicídio. Em 2014, de janeiro a março, 142 cidades da Paraíba não tinham contabilizado nenhum assassinato. No mesmo espaço de tempo em 2015, o número reduziu para 127 cidades.
Mesmo com mais municípios registrando mortes, a Região Metropolitana de João Pessoa continuou como a área do estado que mais concentra casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). No primeiro semestre de 2014, cerca de 49% dos homicídios da Paraíba tinham ocorrido em algum dos 12 municípios da Região Metropolitana da capital. Neste período em 2015, mais da metade dos assassinatos foram em João Pessoa ou cidades circunvizinhas.
Na contramão da capital, Campina Grande apresentou queda nas mortes no primeiro trimestre de 2015 em comparado a 2014, passando de 48 em 2014 para 33 em 2015. Entre as cidades que registraram redução de CVLI nos últimos anos, segundo a Secretaria de Segurança, estão João Pessoa (2012 a 2014), Cabedelo (2012 a 2014), Santa Rita (2014) e Bayeux (2011 a 2013), conforme material publicado.
Para o professor Ariosvaldo Diniz, da pós-graduação em Sociologia e coordenador do núcleo de pesquisa de Segurança Pública, ambos na UFPB, o aumento ou a diminuição do número de homicídios em um determinado tempo respeita variáveis sociais e culturais que não estão ligadas diretamente à presença ou ausência do Estado.
“Há tendências que incidem diretamente no crescimento ou não das mortes em uma determinada área. Sabemos que o maior número de mortes registradas no país estão ligadas ao tráfico de drogas. Quando há um aumento geral no número de homicídios, pode ser que esteja havendo uma disputa maior por território entre as facções. Por exemplo, quando [uma facção] se instala e domina as prisões, caem as taxas de criminalidade, supostamente isso pode ocorrer também na questão dos bairros de João Pessoa”, comentou.
Já a Seds informou por meio de sua assessoria que as ações públicas nos últimos quatro anos contribuíram para quedas sistemáticas no número de mortes na Paraíba. Segundo a Seds, “com a implantação do Paraíba Unida pela Paz no ano de 2011, os órgãos operativos da Segurança Pública conseguiram desacelerar a ocorrência de homicídios em território paraibano e em 2012, pela primeira vez em dez anos, houve uma redução desse tipo de crime (-8,21%). A queda de ocorrências foi mantida em 2013 e 2014, com diminuição acumulada de 9,9% em quatro anos”.
De acordo com o governo da Paraíba, a redução foi resultado do monitoramento semanal das ações em Segurança, integração das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além de investimentos em repressão qualificada por meio de Inteligência Policial e também articulação com outros órgãos como Poder Judiciário e Ministério Público. Ainda houve investimento em capital humano, com a formação de mais de 500 policiais civis e um concurso em andamento para policiais e bombeiros militares.
Portal do Litoral PB
Com ClickPB

Suspeito de participação na morte de homem executado com mais de 70 tiros é preso

Prisão foi feita nesta sexta-feira por uma equipe da Dehom.


FOTO: DIVULGAÇÃO / DEGEPOL
A Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) prendeu Marcos da Silva Andrade (33 anos), nesta sexta-feira (24). Ele é um dos suspeitos de ter participado do assassinato de Tércio Duarte da Silva (34 anos), que foi morto com 78 disparos de arma de fogo, no dia 03 de fevereiro deste ano, no bairro de Ponta Negra. A prisão de Marcos foi resultado do cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o suspeito.
De acordo com o delegado Fábio Rogério, titular da Especializada, Marcos era o homem que estava dirigindo o veículo no qual estava Tércio. “Nas diversas vezes que fizemos interrogatórios ao suspeito, ele entrou em várias contradições. De acordo com Marcos, o homem que disparou os tiros teria pedido que ele saísse do carro e teria disparado somente contra Tércio. Chamou a nossa atenção o fato dele nunca ter mostrado preocupação com o “amigo” que estava sendo fuzilado”, detalhou o delegado.
O delegado Fábio Rogério destacou que as investigações estão focadas em descobrir quem foi o autor dos disparos. “A linha de investigação sobre a motivação do homicídio leva a crer que tem ligação com o tráfico de drogas e estamos trabalhando para desvendar este crime em sua totalidade. Já sabemos que o provável atirador teria fugido recentemente de uma unidade de saúde”, disse o delegado.
Busca e apreensão
No decorrer das investigações, a Dehom conseguiu cumprir um mandado de busca e apreensão na residência de Marcos Andrade, no dia 25 de março. Quando os policiais civis chegaram a casa, perceberam que o suspeito havia fugido. No local, a Polícia Civil conseguiu apreender cocaína, dinheiro, uma balança de precisão e sacos para embalar drogas.
“Acreditamos que ele estava escondido na casa da mãe dele, na cidade de Patú, há cerca de um mês. Conseguimos intimá-lo para prestar declarações na Dehom e demos voz de prisão quando ele estava na Delegacia”, revelou o delegado.

Portal BO

Policia Civil de Bom Jesus prende dupla de assaltantes e estupradores

DSC00615
DSC00590No último Domingo (19) o meliante Ivanildo Quirino da Silva (foto ao lado), natural de Bom Jesus e um menor de 16 anos, invadiram uma residencia na Comunidade do Capim na Zona Rural de Bom Jesus e assaltaram os moradores cerca de 6 pessoas, na maioria idosos.
O assalto foi bastante violento onde ameaçaram as vitimas de morte a todo instante, achando pouco o terror colocado nas vítimas levaram uma jovem de 20 anos a um dos cômodos da casa e os dois a estupraram.
O fato foi feito B.O. na manhã desta Quarta 22 de Abril, de imediato a Equipe do Chefe de Investigação, Alex Gama caiu em campo e efetuou a prisão dos mesmos na noite desta Quinta(23), os meliantes serão conduzidos até a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, para serem feito todos os procedimentos legais.
Ivanildo Quirino da Silva responde pelo artigo 121 (Tentativa de Homicídio) e é ex-Presidiário.
Do Blog 100% Bom Jesus

Homem é encontrado morto na zona rural de Macaíba com tiro na testa, sem olhos e língua

tyityiwww
O corpo de um homem  foi encontrado, na tarde desta quinta-feira (23), em uma estrada carroçável, na comunidade de Lamarão, zona rural do município de Macaíba. De acordo com policiais militares que isolaram o cadáver, a vítima apresentava sinais de violência, possivelmente teve os olhos e língua arrancados.
67o670o6
O homem foi identificado. Trata-se de Adriano de França Flor, de 39 anos. De acordo com a polícia, ele respondia a processo por estelionato e por formação de quadrilha.
Segundo informações do oficial do 11º Batalhão, que pediu para não ter o nome divulgado, o corpo foi encontrado por moradores da localidade que ligaram para o Ciosp relatando o fato. “Ainda não sabemos detalhes sobre este ocorrido, mas aparentemente a vítima foi morta em outro local e o corpo desovado nessa estrada”, disse.
Do Jornal de Hoje