BLOG

BLOG

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde, define presidente do Conselho Municipal de Saúde.


Você sabe o que é o Conselho Municipal de Saúde? O que faz? As suas atribuições?

Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.
Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).
Os Conselhos Municipais de Saúde são responsáveis por:
• Controla o dinheiro da saúde;
• Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais;
• Participa da elaboração das metas para a saúde;
• Controla a execução das ações na saúde;
• Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.
Quem faz parte:
• Representantes das pessoas que usam o Sistema Único de Saúde;
• Profissionais da área de saúde (Farmacêuticos, médicos, enfermeiras e outros);
• Representantes de prestadores de serviços de saúde (hospitais particulares);
• Representantes da prefeitura.
Sendo assim, na tarde desta última quinta-feira (15) na sede da Secretária Municipal de Saúde, por volta das 14:00h. A secretária Erisandra Maria reuniu diversos segmentos da sociedade para a renovação do Conselho Municipal de Saúde de Jaçanã.
A reunião foi conduzida pelo diretor de vigilância sanitária, Lourival dos Santos (ex-secretário executivo do conselho), e teve a participação de 8 titulares que elegeram os novos membros. Ficando distribuídos da seguinte forma:
Presidente: Alexandre Pontes (Cooperchacho)
Vice: Marcos Santos da Costa
Secretária executiva: Eliane Florêncio

Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secertaria de Saúde 

Agricultor é morto com mais de 30 tiros no município de Serra do Mel/RN

O CAMERA
O agricultor Francisco Ray Almeida Pereira de 24 anos de idade foi morto no final da noite de ontem, 16 de fevereiro, numa estrada carroçável, entre as Vilas Brasília e Goiás, onde ele morava.
Segundo Registro da polícia, Ray trafegava como carona de uma motocicleta e foi surpreendido e morto, no meio do caminho para casa. Ele estava retornando da Vila Brasília para a Vila Goiás, com um amigo, conhecido apenas como Daniel, que também foi baleado e socorrido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.
Ray, segundo informações, foi o 8º membro da família Almeida, morto de forma violenta na Serra do Mel. Na área do crime, a equipe de perícia criminal localizou 31 capsulas de pistola ponto 40 e dois estojos de escopeta calibre 12.
 No dia 14 de Novembro de 2014, seu irmão Breno de Almeida Pereira de 19 anos de idade, foi morto, na mesma estrada e na mesma condição.
No dia 18 de junho de 2015, Ivan Carlos de Almeida de 42 anos de idade, tio de Ray e Breno, que residia na Vila Goiás, também foi morto, quando saia de carro da Serra do Mel em direção a Mossoró.
A polícia não tem informações se a morte de Ray tem algum tipo de relação com as mortes de seus familiares. A equipe da Delegacia de Plantão esteve no local, juntamente com a polícia militar, ouvindo familiares numa tentativa de identificar os acusados.
Detalhe: Ray Almeida foi morto poucas horas antes de completar 24 anos, assim como seu irmão Breno, em 2014 e seu tio Ivan, em 2015, todos mortos na véspera do aniversário.

INCÊNDIO DESTRÓI CASA EM NOVA FLORESTA E AMEAÇA OUTRAS MORADIAS

Segundo informações, o incêndio teria começado após um homem ainda não identificado) ter ateado fogo em folhas e lixo no local onde ficada a Lagoa do Olho D’Água, naquela localidade. Rapidamente o fogo se alastrou e atingiu a residência de uma moradora. A casa ficou destruída.
Caminhões-pipa estão no local para tentar conter a chama antes que elas atinjam outras residências. Alguns moradores passaram mal devido a quantidade de fumaça inalada
   
A Polícia Militar esteve no local e convocou a população para prestar queixa sobre o caso. A PM faz diligências para encontrar o autor desta queimada
Central de Jornalismo da 89FM